31 de janeiro de 2013

As Vantagens de Ser Invísível


Embora não seja um livro escrito pela nossa rainha Rowling e por isso talvez não tenha uma relação direta com a saga Harry Potter, achei que essa história merecia um espacinho aqui, por que além de ter uma das principais atrizes de HP como protagonista do filme, a história é envolvente e apaixonante, fazendo com que nos emocionemos com os dramas vividos por Charlie.
O livro de Stephen Chbosky conta a história de adolescentes deslocados e diferentes que não agem como as regras impostas, contando todos os problemas e situações vividos por eles de uma forma nada clichê e fantasiosa, mas sem deixar de ser inocente e divertido.

A história toda é contada através de cartas escritas pelo Charlie a uma pessoa anonima,  ele as escreve contando tudo o que sente e todas as experiencias que viveu, ele começa a escrever as cartas quando está passando por um momento difícil, o suicídio do seu melhor e único amigo, e logo ele irá começar em uma nova escola.
Charlie não tem muito sucesso pra interagir com as pessoas na nova escola, e o único amigo que faz é seu professor de Inglês, ele acredita em Charlie e o incentiva a tentar participar mais e conhecer novas pessoas.
Então durante um jogo de futebol ele conhece Patrick e sua meia-irmã Sam, que são veteranos, eles são espontâneos e divertidos e recebem Charlie muito bem como amigo, então os dois apresentam a ele um mundo novo, entre drogas, alcool e festas, onde ele conhece novas pessoas e passa a aproveitar mais cada momento de sua vida. A história aborda também temas como bullying, homosexualidade e depressão de uma forma diferente e sem ser clichê. Entre todos os dramas vividos por Chalie ao longo da história envolvendo sua família e seus amigos, ele mostra seu jeito diferente de pensar a respeito de tudo e todos.
Ao longo da história, uma coisa extremamente importante é a trilha sonora, Charlie cita inúmeras músicas que gosta, entre elas sua preferida "Asleep - The Smiths", e muitas outras, as músicas estão presentes no filme também, incluindo "Heroes - David Bowie" que fica conhecida por eles como "a música do Túnel".


A respeito do elenco do filme, o que notamos é que os atores não estão de brincadeira, todos se mostram verdadeiramente profissionais, fazendo nos emocionar e envolver com a história. Emma Watson consegue apagar qualquer vestígio de seus 10 anos de atuação como Hermione no momento em que aparece nas telas (incluindo seu sotaque inglês), ela vive a Sam como ninguém encarnando todos os dramas e os traumas e não deixando de mostrar o lado doce e determinado da personagem. O mesmo se aplica Logan Lerman que  faz nos encantarmos com Charlie, nos comovendo com todos os sentimentos vividos por ele e apagando qualquer sinal de seu personagem marcante em Percy Jackson. Já Ezra Miller vive Patrick com muita naturalidade, mostrando o lado mais descontraído e o mais duro do personagem, sendo sempre extremamente divertido como Patrick e conquistando o público em segundos.


Tanto o livro quanto o filme são apaixonantes, e dão aquela vontade de ver de novo. Assim como Harry Potter é uma história que faz com que você mergulhe de cabeça nela e com que você se sinta como os personagens, faz com que você sinta vontade de ficar em pé em uma caminhonete de braços abertos, enquanto atravessa um túnel de luzes ouvindo sua música, e nesse momento poder se sentir infinito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande uma coruja...